top of page

Perfil dos candidatos: Deputados Distritais

  • Foto do escritor: Paula Beatriz
    Paula Beatriz
  • 21 de mar. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 16 de jul. de 2022

EDIÇÃO 3.0


ree

Bem-vindo(a) a terceira edição da newsletter Brasiliense-se. Agradecemos por estar aqui conosco, caro(a) leitor(a). Se você tiver críticas ou elogios, não deixe de nos mandar no final desta edição. Sua opinião é muito importante pra nós!


Hoje, vamos começar a analisar a situação dos candidatos a cargos políticos no Brasil a partir de 2000. Como nosso foco de atuação começa na capital federal, decidimos iniciar a análise pelos Deputados Distritais. Mas afinal, quem são eles e o que fazem?


Os Deputados Distritais estão presentes apenas no Distrito Federal. Isso mesmo que você leu! De acordo com a Constituição de 1988, eles ocupam o lugar do representante popular do DF. Isso equivale ao cargo de Deputado Estadual e Vereador nos outros estados e municípios.


Apesar dessa diferença, a forma de eleição, tempo de mandato e o cálculo do número de Deputados Distritais são os mesmos para os Deputados Estaduais. Atualmente, a Câmara Legislativa do DF conta com 24 Deputados Distritais eleitos por voto direto.


Funções básicas:

  • Leis: podem sugerir, alterar ou eliminar uma lei;

  • Fiscalização do executivo: devem fiscalizar a destinação dos recursos arrecadados por impostos em saúde, educação, cultura etc;

  • Emendas parlamentares: podem participar de decisões dos gastos do governo.


Só pelas funções básicas você já deve ter percebido que não é uma função simples. Por isso, nós decidimos analisar algumas características dos candidatos a esse cargo dos anos anteriores, para que nas próximas eleições, você esteja mais atento a esses tópicos. É importante lembrar que para se candidatar a Deputado Distrital, a pessoa precisa ter pelo menos 21 anos.


Na nossa análise, vamos verificar principalmente a situação da educação em cada ano de eleição e por último, vamos trazer um panorama das candidaturas por gênero.


Educação por ano

2002


Em 2002, primeira eleição para esse cargo a partir de 2000, tivemos 663 candidatos a Deputado Distrital. Desses, apenas 38,16% tinham ensino superior completo, ou seja, 61,84% não tinham terminado a faculdade.


O fato mais marcante é que do total, 9 candidatos, ou seja, 1,36% declararam que apenas "Lê e Escreve". Isso significa que o candidato não tinha nem o ensino fundamental completo.


Dos 663 candidatos, 499 foram eleitos. Sendo que destes, cinco apenas liam e escreviam, e 211 tinham ensino superior completo.


ree

2006


Em 2006, a situação já era diferente. 646 pessoas se candidataram ao cargo. E destes, nenhum declarou que apenas "Lê e Escreve". Em contrapartida, apenas 45,36% tinham ensino superior completo, ou seja, mais da metade ainda não tinha terminado a faculdade.


Dos 646 candidatos, 615 foram eleitos. Sendo que destes, 275 tinham ensino superior completo.


ree

2010


Em 2010, tivemos 884 candidatos a Deputado Distrital. Destes, apenas 44,46% tinham ensino superior completo. Neste ano, voltamos a ter candidatos que declararam que apenas "Lê e Escreve", foram dois. Talvez você esteja comemorando que foram apenas dois, mas os dois foram eleitos suplentes, ou seja, caso o candidato eleito tivesse que deixar o cargo, eles poderiam assumir as funções.


Dos 884 candidatos, 732 foram eleitos. E destes, 316 tinham ensino superior completo.


ree

2014


Em 2014, tivemos 1025 candidatos a Deputado Distrital. Destes, 52% tinham ensino superior completo. Essa foi a primeira eleição em que pelo menos metade dos candidatos tinha um diploma. Este ano também foi marcado pela ausência de candidatos que apenas leem e escrevem.

Dos 1025 candidatos, 725 foram eleitos. E desse total, 387 tinham ensino superior completo.


ree

2018


Em 2018, ano da última eleição para Deputado Distrital até o momento, tivemos 981 candidatos. Desses, 54,74% tinham ensino superior completo. Neste ano, voltamos a ter candidatos que declararam que apenas "Lê e Escreve", foram dois, mesmo número de 2010. Curiosamente, igual ocorreu em 2010, em 2018, esses dois candidatos foram eleitos suplentes.


Dos 981 candidatos, 757 foram eleitos. Sendo que destes, dois apenas liam e escreviam, e 420 tinham ensino superior completo.


ree

Gênero por ano


Durante a análise foi perceptível o aumento da participação das mulheres nas candidaturas. Apesar desse avanço, as mulheres ainda não representam nem a metade da quantidade de candidatos a este cargo. Em 2018, ano de maior número de candidaturas femininas, elas representaram apenas 31,5% do total de candidatos.


ree

Por hoje finalizamos nossa análise. Espero que você, caro(a) leitor(a), tenha compreendido nossa análise sobre o nível de educação dos candidatos ao cargo de Deputado Distrital ao longo dos anos e consiga interpretar os dados. Além disso, que você possa formar sua opinião sobre a participação das mulheres na política.


Na parte de "transparência" desta newsletter, deixamos o passo a passo para captação dos dados na base do TSE e toda a análise feita para que você consiga reproduzir tudo quando quiser.


Editado por: Carolina Monteiro

Esta foi mais uma edição da newsletter Brasiliense-se. Não esqueça de seguir o nosso perfil no Instagram: @brasiliensese! Lá publicamos todas as novidades em primeira mão e interagimos com você, nosso(a) leitor(a).

Transparência:


Comentários


Post: Blog2 Post
  • Instagram

Política, cultura e histórias brasilienses!

©2022 por Brasiliense-se.

bottom of page