Aconteceu na semana
- Carolina Monteiro e Paula Beatriz

- 9 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
EDIÇÃO 29

Bem-vindo(a) a mais uma edição da newsletter Brasiliense-se. Agradecemos por estar aqui conosco, caro(a) leitor(a). Se você tiver críticas ou elogios, não deixe de nos mandar no final desta edição. Sua opinião é muito importante pra nós!
Mais uma edição da newsletter no ar! A semana foi bem movimentada e hoje trouxemos um resumão para vocês ficarem por dentro de tudo que está rolando na política e economia. Segue o fio.
“Desenrola”
O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que o programa “Desenrola” vai ajudar a negociar uma dívida total de 50 bilhões de reais e cerca de 37 bilhões de pessoas.

Segundo o ministro, para isso se tornar possível, está reservado um fundo garantidor de 10 bilhões de reais que irá permitir juros mais baixos. Haddad confirmou ainda que quem recebe até dois salários mínimos terá maiores descontos.
Na prática, o programa vai renegociar dívidas de até 5 mil reais, incluindo beneficiários do Bolsa Família.
Imposto de Renda 2023

A Secretaria da Receita Federal informou que a liberação do programa do Imposto de Renda 2023, ano-base 2022, foi antecipada para hoje, quinta-feira (09). O programa seria liberado apenas no dia 15 de março, quando inicia o prazo para declaração. A antecipação, segundo a Receita Federal, visa ajudar os contribuintes a baixar o programa com mais calma.
Vale lembrar que neste ano o Imposto de Renda veio com algumas novidades, como por exemplo, a restituição via PIX. Quem optar por esse modelo de restituição terá prioridade. Semana que vem vamos trazer mais detalhes e dicas para a declaração do imposto, fique ligado aqui na newsletter.
Vamos falar dos atos extremistas do dia 8 de janeiro?
Depois do Supremo Tribunal Federal (STF) permitir que o ex-Secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, ficasse calado ou não comparecesse à sessão da CPI que investiga os atos do dia 8, a defesa de Torres disse que ele não iria comparecer à sessão da Câmara Legislativa do DF que investiga os atos, marcada para esta quinta-feira, dia 09/03.

Segundo a defesa, que conversou com a Gazeta do Povo, o que Torres poderia falar já foi dito à Polícia Federal em um depoimento de mais de 10 horas.
E falando no dia 8 de janeiro, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, concedeu liberdade provisória a mais de 149 mulheres, denunciadas pela Procuradoria Geral da República, que estavam detidas por suspeita de envolvimento nos atos.

Além disso, Moraes ainda autorizou que um grupo de deputados federais visite as pessoas presas. A decisão foi dada a partir de um pedido protocolado pelos seguintes parlamentares: Nikolas Ferreira, Ubiratan Sanderson, Helio Lopes, Marcel van Hattem e Coronel Telhada.
E por hoje é isso, pessoal! Não perca a nossa próxima NL.
Editado por: Carolina Monteiro
Esta foi mais uma edição da newsletter Brasiliense-se. Nos acompanhe pelo Instagram: @brasiliensese! Lá publicamos todas as novidades em primeira mão e interagimos com você, nosso(a) leitor(a). Toda sexta-feira postamos um reels com as principais notícias da semana. Não deixe de conferir!
Quer nos dar um feedback? Deixe aqui seu comentário, elogio, crítica e sugestão.
Transparência:



Comentários