Museu Nacional da República: história, cultura e curiosidades
- Carolina Monteiro

- 4 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Edição 30

Bem-vindo(a) a mais uma edição da newsletter Brasiliense-se. Agradecemos por estar aqui conosco, caro(a) leitor(a). Se você tiver críticas ou elogios, não deixe de nos mandar no final desta edição. Sua opinião é muito importante pra nós!
Hoje é dia de newsletter de cultura. Já estávamos com saudade! Nesta edição, vamos falar sobre o Museu Nacional da República, um dos elementos do Conjunto Cultural da República em Brasília. Fique por dentro!

A construção do Museu Nacional da República (MuN) teve início em 1999, e o prédio foi inaugurado em 15 de dezembro de 2006, com uma exposição sobre a obra de Oscar Niemeyer.
Segundo a designação do Relatório do Plano Piloto de Brasília, elaborado em 1957 por Lúcio Costa, o MuN foi construído para integrar o Setor Cultural Sul da Nova Capital. O edifício foi projetado por Oscar Niemeyer e possui formato de uma semiesfera que conversa com a arquitetura da Esplanada e se alinha ao modelo estético modernista.

O Museu Nacional é um elemento cultural muito forte em Brasília e por meio dele são realizadas inúmeras exposições temporárias nacionais e internacionais, seminários, workshops, mostras de filmes, festivais de teatro e várias outras atividades culturais e sociais, além de possuir um acervo do próprio Museu.

O interior do prédio é dividido em quatro pavimentos: subsolo, piso térreo, piso superior para exposições e mezanino. No pavimento superior está a grande área de exposições, exclusivamente destinada à realização de mostras. As manifestações culturais também ocorrem na área externa do Museu, que é circundado por três espelhos d’água.

A estrutura da arquitetura é toda em concreto, e a parte externa da cúpula possui impermeabilização contra água e ressecamento toda na cor branca.
Dentro do Museu não é permitido tocar ou manipular as obras, correr, gritar, consumir alimentos ou bebidas e tirar fotos com flash. A capacidade máxima de visitantes é de 100 pessoas por vez.
O acervo do MuN conta com mais de 1.400 obras, em múltiplas técnicas e linguagens artísticas produzidas no Brasil desde meados do século XX até os dias atuais. Hoje, você encontra todo o acervo do Museu digitalizado na página da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal na internet.
Com isso, esta foi a primeira vez que o acervo do Museu Nacional da República foi fotografado profissionalmente na sua totalidade. Confira aqui:

No momento, o Museu está com 4 exposições disponíveis:
PEDRO - até 4 Junho
AQUI ESTOU - até 2 Julho
EDMAR DE ALMEIDA - até 7 Maio
ONÍRICA - até 7 Maio
Serviço
Endereço: Setor Cultural Sul, Lote 2, Cep 70070-150, Brasília – DF
Telefone: (61) 3325-5220, para dúvidas gerais
Horários de funcionamento: De terça-feira a domingo das 9h às 18h30
E por hoje é isso, pessoal! Não perca a nossa próxima NL.
Editado por: Paula Beatriz
Esta foi mais uma edição da newsletter Brasiliense-se. Você já visitou o Museu Nacional da República? Ficou com vontade de visitar? Nos conte aqui!
Nos acompanhe pelo Instagram: @brasiliensese! Lá publicamos todas as novidades em primeira mão e interagimos com você, nosso(a) leitor(a). Toda sexta-feira postamos um reels com as principais notícias da semana. Não deixe de conferir!
Quer nos dar um feedback? Deixe aqui seu comentário, elogio, crítica e sugestão.
Transparência:



Comentários