CCBB: História, programação e curiosidades
- Carolina Monteiro

- 24 de fev. de 2023
- 4 min de leitura
EDIÇÃO 27

Bem-vindo(a) a mais uma edição da newsletter Brasiliense-se. Agradecemos por estar aqui conosco, caro(a) leitor(a). Se você tiver críticas ou elogios, não deixe de nos mandar no final desta edição. Sua opinião é muito importante pra nós!
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, mais conhecido como CCBB, é um dos pontos turísticos mais democráticos da cidade. O espaço cultural oferece exposições, mostras culturais, teatro, shows e cinema gratuitamente ou por valores simbólicos. A edição de cultura deste mês será totalmente dedicada a história, programações e curiosidades do CCBB. Segue o fio.

História
O CCBB Brasília foi inaugurado no dia 12 de outubro de 2000, após uma grande reforma de adaptação do Edifício Tancredo Neves. O espaço foi criado com o objetivo de reunir em um só lugar todas as formas de demonstração de arte e criatividade possíveis para o público da capital.

A arquitetura do edifício Presidente Tancredo Neves é assinada por Oscar Niemeyer e o imenso projeto paisagístico é idealizado por Alda Rabello Cunha. O prédio conta com amplos espaços de convivência, café, restaurante, galerias, sala de cinema, teatro, salas multiuso, jardins e uma praça central para eventos abertos, onde são realizados shows, espetáculos, exposições ao ar livre e performances.
O espaço
Você sabia que o CCBB está presente em quatro grandes capitais brasileiras? Pois é, além de Brasília, as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte também possuem o Centro Cultural. No total, as quatro unidades no Brasil já receberam mais de 100 milhões de visitantes e realizaram mais de 4.500 projetos nas áreas de cênicas, música, exposições, cinema, ideias e programa educativo.

No espaço cultural, o público tem acesso a manifestações artístico-culturais nacionais e internacionais que buscam refletir e instigar novos olhares sobre o mundo por meio de eventos nas diversas áreas e linguagens.
No amplo espaço verde, os visitantes podem relaxar, meditar e realizar piqueniques, desde que observadas todas as normas internas de uso e convivência e respeitados os protocolos sanitários e medidas de segurança oficiais vigentes. A área externa possui vista belíssima para o Lago Paranoá e a Ponte Juscelino Kubitschek.

Nesses imensos jardins do CCBB também estão duas exposições permanentes. Uma delas é o complexo de obras Casulo, que fica localizado próximo à recepção e à área de alimentação. Lá, as crianças e adultos podem usufruir de um local recreativo e agradável, numa grande área verde e aberta. Outra exposição permanente é o Améfrica, uma obra interativa e paisagística, que pode ser apreciada por pessoas de todas as idades. Ela fica localizada na direção das passarelas, rumo ao teatro e à galeria I.

O CCBB também possui o Programa Educativo que oferece ações educativas relacionadas com os artistas das exposições disponíveis. Os educadores e músicos do Programa contam histórias da cultura popular brasileira, trazendo conceitos das exposições por meio da oralidade e narrativa. Nas Visitas Mediadas, a partir da ideia do diálogo e construção de uma narrativa conjunta, os educadores estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre os conceitos, discutindo poéticas e a identificação do público com as obras e artistas.

Para agendamentos escolares, envie um email para: agendamento.df@programaccbbeducativo.com.br
Confira a Programação CCBB educativo: https://ccbb.com.br/brasilia/ccbb-educativo/
Programação
Para conferir a agenda de espetáculos em cartaz, acesse o site do CCBB: https://ccbb.com.br/brasilia/programacao/.

Os ingressos para o cinema e para as exposições são gratuitos. Normalmente são disponibilizados com duas semanas de antecedência (na bilheteria física ou pelo site do CCBB: https://ingressos.ccbb.com.br/cidades/brasilia-df ). Os valores dos ingressos para o teatro variam entre R$ 3 (meia) e R$ 6 (inteira). A entrada gratuita é para crianças de até 1 ano e 11 meses de idade, desde que permaneça no colo do adulto responsável durante o espetáculo.
Quem possui o cartão Ourocard do Banco do Brasil ganha 50% de desconto na compra de ingressos para os eventos no CCBB. Crianças menores de 12 anos, adultos maiores de 60 anos, professores e estudantes também recebem desconto.
Para acessar os espaços expositivos, é preciso apresentar o ingresso impresso ou digital emitido antecipadamente no site ou na bilheteria física no CCBB Brasília.

Informações de horário de funcionamento
- CCBB - Terça a domingo - das 9h às 21h (inclusive para o acesso ao estacionamento)
- Café Bistrô Bom Demais - Terça a domingo - das 12h às 23h.
- Café Cristina Roberto - Terça a domingo - das 9h às 21h.
Endereço
Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB
Sces, Trecho 2, lote 22
Asa Sul
Brasília
Telefone para contato: (61) 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br
Na última semana, nós da Brasiliense-se visitamos a exposição do artista Leandro Erlich intitulada “A Tensão” no CCBB e preparamos um conteúdo bem legal para o Instagram. Confira: https://www.instagram.com/p/CpBZEFfpw-S/

E por hoje é isso, pessoal! Depois dessa NL, você não pode deixar de visitar o CCBB e aproveitar as diversas mostras culturais disponíveis.
Editado por: Paula Beatriz
Esta foi mais uma edição da newsletter Brasiliense-se. Nos acompanhe pelo Instagram: @brasiliensese! Lá publicamos todas as novidades em primeira mão e interagimos com você, nosso(a) leitor(a). Toda sexta-feira postamos um reels com as principais notícias da semana. Não deixe de conferir!
Quer nos dar um feedback? Deixe aqui seu comentário, elogio, crítica e sugestão.
Transparência:



Comentários