top of page

Curiosidades de Brasília: Palácio do Planalto

  • Foto do escritor: Paula Beatriz
    Paula Beatriz
  • 28 de jul. de 2022
  • 3 min de leitura

EDIÇÃO 15.0

ree

Bem-vindo(a) a mais uma edição da newsletter Brasiliense-se. Você estava com saudade das nossas edições culturais? Se sim, ou se não, hoje é dia hein. Não esqueça que se você tiver críticas ou elogios pode deixar no formulário ao final desta edição. Sua opinião é muito importante pra nós!


Independente se você é de Brasília ou não, certamente já ouviu falar sobre o Palácio do Planalto e hoje, nossa edição é sobre esse edifício tão importante para o nosso país. Situado na Praça dos Três Poderes em Brasília, ele foi um dos primeiros prédios construídos na nova capital. A inauguração ocorreu em 21 de abril de 1960 e marcou a transferência da Capital Federal para o centro do País, promovida no Governo do Presidente Juscelino Kubitschek.


Projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, a construção do prédio começou em 10 de julho de 1958 e, até a conclusão, a sede do Poder Executivo Federal funcionou no Palácio do Catetinho, um sobrado em madeira, inaugurado em 31 de outubro de 1956, nos arredores de Brasília. No dia 21 de abril de 1960, os três poderes da República se instalaram em Brasília. O palácio passou então a sediar o Poder Executivo Federal. A solenidade reuniu vários chefes de Estado e a população da época lotou a Praça dos Três Poderes.


ree

Na definição do Presidente JK, "o Palácio do Planalto assemelha-se a uma caixa de vidro, à espera das orquídeas que no seu interior deverão ser depositadas."


Vamos às curiosidades dessa construção tão importante?

  • Os jardins são de autoria do paisagista Roberto Burle Marx. Em 1991, foi construído um espelho d'água na frente e na lateral direita do prédio, com uma área aproximada de 1.635 metros quadrados, comportando 1.900 metros cúbicos de água, com profundidade de 1 metro e 10 centímetros e uma largura que varia de 5 a 20 metros.

  • A biblioteca do Palácio possui um acervo de 33 mil volumes que inclui livros, periódicos e recortes de jornais. Na biblioteca também é possível encontrar coleções de leis do Brasil, do Diário Oficial da União e de discursos presidenciais. A biblioteca tem área para atender portadores de necessidades especiais e espaços amplos para estudos individuais e em grupo. O local é aberto ao público, mas o empréstimo domiciliar de livros é restrito aos servidores do Palácio do Planalto.


ree

  • O acervo do Palácio reúne obras de arte criadas por artistas consagrados, brasileiros e estrangeiros, entre pinturas, esculturas e tapeçarias. Há também um rico mobiliário, porcelanas da Companhia das Índias e a prataria portuguesa do século 18. Algumas peças foram criadas exclusivamente para o Palácio, como a tapeçaria Músicos, de Di Cavalcanti.

  • O Palácio tem quatro andares distribuídos em uma área de 36 mil metros quadrados e quatro anexos. No primeiro pavimento, estão os serviços de Recepção e Portaria e Comitê de Imprensa. O segundo andar é formado pelos salões Leste, Nobre, Oeste, Sala de Reuniões e pela Secretaria de Imprensa e Divulgação. Já no terceiro pavimento está o Gabinete da Presidência e de seus assessores mais diretos. No quarto e último andar funciona a Casa Civil e o Gabinete de Segurança Institucional.

E aí gostou? Se você estiver em Brasília, não deixe de visitar o Palácio do Planalto! Basta acessar esse link e agendar o passeio.


Editado por: Carolina Monteiro


Não esqueça de seguir o nosso perfil no Instagram: @brasiliensese! Lá publicamos todas as novidades em primeira mão e interagimos com você, nosso leitor(a).


Quer nos dar um feedback? Deixe aqui seu comentário, elogios, críticas e sugestões:

Transparência:


Comentários


Post: Blog2 Post
  • Instagram

Política, cultura e histórias brasilienses!

©2022 por Brasiliense-se.

bottom of page