Feliz Aniversário, Brasília!
- Carolina Monteiro

- 21 de abr. de 2022
- 5 min de leitura
EDIÇÃO ESPECIAL: Aniversário de Brasília

Bem-vindo(a) a edição especial da newsletter Brasiliense-se. Agradecemos por estar aqui conosco, caro(a) leitor(a). Se você tiver críticas ou elogios, não deixe de nos mandar no final desta edição. Sua opinião é muito importante pra nós!
Ficou surpreso(a) por receber a newsletter hoje? Mas fique tranquilo(a)! Temos uma boa explicação para isso. Neste 21 de abril, Brasília celebra seu 62º aniversário e nós não poderíamos deixar de homenagear essa cidade tão amada. Por isso, nós preparamos essa edição especial com algumas curiosidades sobre a história da construção da capital federal.

Brasília surgiu com o plano de levar a capital do Brasil para o centro do país. Marquês de Pombal foi o primeiro a mencionar essa necessidade de interiorizar a capital federal. Ele sugeriu essa mudança em 1716. Anos depois, em 1823, José Bonifácio de Andrade e Silva, estadista brasileiro, retomou essa discussão e sugeriu o nome Brasília para a nova capital do Brasil.
Após essas discussões, a primeira Constituição da República de 1891 instituiu a mudança da capital federal do Rio de Janeiro para o Planalto Central como uma estratégia política para povoar e desenvolver o centro do país. Mas, ainda assim a construção da cidade demorou muito para se concretizar. Somente em 1956, com a eleição do presidente Juscelino Kubitschek, a construção de Brasília de fato começou. O Plano de Metas do governo JK, cujo lema era “Cinquenta anos em cinco”, tinha como um dos principais objetivos a fundação da nova capital federal.

No dia 2 de outubro de 1956, JK fez a seguinte declaração no local da futura capital federal:
"Deste planalto central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino".
O projeto de arquitetura e urbanismo
Para iniciar a obra, o Departamento de Urbanística e Arquitetura da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) abriu um concurso para a escolha do projeto de arquitetura e urbanismo para a nova capital no dia 30 de setembro de 1956. Em março de 1957, uma comissão de jurados formada por William Halford, Stano Papadaki, André Sive, Oscar Niemeyer, Luís Hildebrando Horta Barbosa e Paulo Antunes Ribeiro escolheu a proposta do arquiteto e urbanista Lúcio Costa.

O esboço da nova cidade feito por Lúcio era simples e sua apresentação não foi nada elaborada como a de seus concorrentes. Por isso, há um rumor de que o urbanista não estava muito interessado no concurso e entregou seu desenho com o prazo estourando. A ideia original de Lúcio Costa era de que os traços de Brasília, olhando de cima, remetessem ao formato de uma borboleta, mas até hoje, muitos comparam o desenho a um avião ou uma cruz.

“Nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse: dois eixos cruzando-se em ângulo reto, ou seja, o próprio sinal da cruz”, escreveu Lúcio em uma carta de apresentação sobre o projeto de arquitetura.

Lúcio Costa trabalhou junto ao arquiteto Oscar Niemeyer no projeto da nova cidade. Lúcio projetou as ruas e Niemeyer, os principais prédios como: o Catetinho (primeira residência do presidente JK na cidade), o Palácio da Alvorada, o Brasília Palace Hotel, o Palácio do Planalto, a Praça dos Três Poderes, o Museu Nacional, e inúmeras outras obras. Segundo o conceito de arquitetura criado por eles, Brasília seria organizada em um eixo monumental, com todos os edifícios do governo, e duas “asas”: Asa Norte e Asa Sul, com moradias para a população.

As “asas” da cidades ainda seriam divididas em quarteirões chamadas superquadras, projetadas para ser um espaço de convívio entre as pessoas. As pistas que dão acesso às superquadras possuiriam o formato de tesoura e por isso, são chamadas de tesourinhas. Elas são um símbolo muito marcante de Brasília e causam muita confusão em quem não está acostumado a andar por elas. Quem nunca ficou perdido em uma tesourinha? (risos). Por essa e outras razões, BSB é considerada uma das cidades mais modernas e bem projetadas do mundo.
A construção
Apesar dos inúmeros desafios e do prazo curto para a entrega da cidade, no ano de 1957 iniciaram-se as obras para a construção da nova capital.

Durante esse período, a cidade atraiu muitos trabalhadores vindos de todas as regiões do Brasil, principalmente do Nordeste, Minas Gerais e Goiás. Esses operários eram chamados de candangos e vieram para Brasília com o objetivo de trabalhar na construção. Alguns relatos mostram que os candangos viviam em condições precárias durante as obras. Após a inauguração, muitos deles ficaram morando na capital e formaram as primeiras gerações de brasilienses.


JK não economizou com os gastos do projeto e sua atitude foi muito criticada. A verba destinada à construção de Brasília acabou seis meses antes da obra terminar. Não se sabe exatamente quanto foi gasto nas obras, mas estima-se que a fundação de Brasília teria custado mais de 45 bilhões de dólares.
A inauguração

Após mil dias de obra e mesmo ainda não estando completamente pronta, no dia 21 de abril de 1960, Brasília foi oficialmente inaugurada. "Viramos no dia de hoje uma página da história do Brasil. Damos por cumprido o nosso dever mais ousado, o mais dramático dever", disse o presidente Juscelino Kubitschek em seu discurso.

A cidade estava em clima de festa. Até mesmo o Papa João XXIII enviou uma mensagem em português sobre Brasília, afirmando que a inauguração da nova capital brasileira era um momento de benção para o país. O recado foi transmitido pela rede brasileira de rádio no dia da inauguração.
Sem dúvidas, a transferência da capital do Rio de Janeiro para o planalto central e a construção de Brasília foram grandes marcos na história do governo JK.

Desde 7 dezembro de 1987, a área do Plano Piloto de Brasília é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO em razão da grande relevância da cidade para a arquitetura mundial.
Editado por: Paula Beatriz
Hoje, com certeza, você aprendeu um pouquinho mais sobre a história da “Capital da Esperança”. Nos conte, você já sabia alguma dessas curiosidades sobre a construção de Brasília?
Não esqueça de seguir o nosso perfil no Instagram: @brasiliensese! Lá publicamos todas as novidades em primeira mão e interagimos com você, nosso(a) leitor(a).
Quer nos dar um feedback? Deixe aqui seus comentários, elogios, críticas e sugestões.
Transparência



Comentários