Balanço 1º Turno - Eleições 2022
- Paula Beatriz

- 10 de out. de 2022
- 3 min de leitura
EDIÇÃO 20.0

Bem-vindo(a) a vigésima edição da newsletter Brasiliense-se. Agradecemos por estar aqui conosco, caro(a) leitor(a). Se você tiver críticas ou elogios, não deixe de nos mandar no final desta edição. Sua opinião é muito importante pra nós!
Completamos uma semana do primeiro turno das eleições 2022 e por isso, a edição de hoje traz um balanço dos resultados para presidente e governadores nos estados. Além disso, confira o cronograma eleitoral dos próximos dias até o segundo turno, que acontecerá no dia 30 de outubro.
Presidência
Vamos começar com o resultado para presidente. Como já era esperado, Lula e Bolsonaro protagonizaram a disputa pela vaga no Planalto, Lula garantiu 48,43% dos votos, enquanto Bolsonaro ficou com 43,20% dos votos. Ao todo foram 118.229.719 votos válidos, 3.487.874 nulos e 1.964.779 em branco. Além disso, 32.770.982 eleitores não compareceram à sessão de votação.


Jair Bolsonaro venceu em três regiões: Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Já Lula ganhou nas outras duas, Nordeste e Norte. Quando se fala na divisão por estados, o candidato do PT venceu em 14, enquanto o representante do PL venceu em 12, além do Distrito Federal. A maior vitória do Lula foi no Piauí, com 74,25% dos votos, enquanto Bolsonaro teve a maior vantagem em Roraima com 69,57%.
Após as eleições, a terceira colocada na disputa pela presidência, Simone Tebet, e o quarto colocado, Ciro Gomes, declararam apoio a Lula no segundo turno.
Governadores
Indo para o resultado de governadores, os eleitores de 14 estados e do Distrito Federal resolveram a eleição para governador já no primeiro turno. São eles:
Acre - Gladson Cameli
Amapá - Clécio
Ceará - Elmano De Freitas
DF - Ibaneis
Goiás - Ronaldo Caiado
Maranhão - Carlos Brandão
Mato Grosso - Mauro Mendes
Minas Gerais - Zema
Paraná - Carlos Massa Ratinho Junior
Pará - Helder
Piauí - Rafael Fonteles
Rio De Janeiro - Claudio Castro
Rio Grande Do Norte - Fátima Bezerra
Roraima - Antônio Denarium
Tocantins - Wanderlei Barbosa
Outros 12 estados terão segundo turno. Quando se fala nas vitórias, as votações mais expressivas do primeiro turno foram a do Pará, a do Mato Grosso e a do Paraná, onde os governadores eleitos conseguiram em torno de 70% dos votos válidos.
Calendário Eleitoral
Para finalizar esta edição, confira o calendário eleitoral até o segundo turno:
7/10 - início da propaganda eleitoral gratuita na TV e Rádio
17/10 - debate Rede TV
22/10 - debate SBT/Estadão/CNN
23/10 - debate Record
25/10 - início do prazo que impede o eleitor de ser preso exceto em flagrante
28/10 - último dia para propaganda eleitoral na TV e Rádio
28/10 - debate Globo
29/10 - último dia para propaganda de qualquer tipo
30/10 - segundo turno
Extra!
Uma dúvida que vimos muito nas redes sociais é sobre voto em trânsito e voto do segundo turno, vamos esclarecer rapidinho?
Não! Se você não solicitou o voto em trânsito até 18 de agosto não tem como fazer a solicitação mais. Logo, você só pode votar na sua sessão de origem.
Sim! Caso você não tenha votado no primeiro turno, você pode votar no segundo se estiver em dia com a Justiça Eleitoral. Vale lembrar que a justificativa de ausência do primeiro turno deverá ser entregue até primeiro de dezembro.
Editado por: Carolina Monteiro
Esta foi mais uma edição da newsletter Brasiliense-se. Não esqueça de seguir o nosso perfil no Instagram: @brasiliensese! Lá publicamos todas as novidades em primeira mão e interagimos com você, nosso(a) leitor(a).
Quer nos dar um feedback? Deixe aqui seu comentário, elogio, crítica e sugestão.
Transparência:



Comentários